domingo, 21 de outubro de 2012

Mudança de planos!


Ai, ai, do que me fui lembrar nesta altura do campeonato!... Agora, que os mosaicos-pastilha estão mais do que comprados... E a trabalheira que foi achá-los!, já para não falar do dinheiro que gastei neles! Mas o que é da vida senão uma sucessão de planos, e como pode um espírito inquieto não mudar de ideias sobre uma obra que decorre há já tanto tempo?...


(Pastilha para colocar entre os móveis)

Pois bem... Acho que vou forrar a parede da cozinha entre os armários superiores e inferiores com o mesmo revestimento que coloquei no chão. Imita madeira, é bonito, lavável, neutro, condiz com tudo e fica mais rústico. É sabido que nunca fui muito à bola com aqueles mini-mosaicos demasiado ordenados e certinhos. E da experiência que fiz, pareceu-me não combinam com a decoração que idealizei para ela (uns vasinhos com flores e as cortinas em vichy vermelho que irei pôr por detrás dos vidros dos armários pequeninos).

(Experiências com mosaico do chão e com mosaico-pastilha)

Eis o único senão desta escolha: os mosaicos de "madeira" não têm comprimento suficiente para cobrir, dispostos ao alto, toda a área pretendida, e era assim mesmo que eu os queria: verticais, a parecerem tábuas realmente. Neste caso teria de os colocar desencontrados (como foi feito com o chão), coisa a que já não acho tanta graça.
Alternativa: o Leroy Merlin tem à venda uns vinis que imitam muitíssimo bem a madeira. Infelizmente, aquele que é para mim o mais bonito, tem uma cor muito afastada da do meu chão, e temo que não combine nada bem. Depois há um outro, com um tom bem mais próximo ao do chão (castanho acinzentado), mas que ao perto não me parece tão atraente. Como lá não deixam comprar uma peça isolada, e uma pequena amostra não me permite experimentar estas hipóteses convenientemente, tive uma ideia: visto que, em optando pelo vinil, irei sempre precisar de  duas caixas, para a semana vou lá e compro uma caixa de cada, depois faço a experiência à vontade e por fim  volto lá e troco a caixa daqueles que rejeito por uma daqueles que escolhi! Parece-me um bom plano. 
 (Detalhe do mosaico a imitar madeira)
  (Detalhe de um vinil a imitar madeira)
(Distância de cor entre o mosaico e o vinil)

No entretanto, fico a braços com mil dúvidas e "se's"! :S
 

(Actualização: recanto à entrada. A cozinha encontra-se agora revestida a vinil do lado esquerdo, entre os armários superior e inferior, e por cima da placa do fogão. Se um dia me arrepender, regressarei aos mosaicos).

2 comentários:

  1. Na minha opinião, os mosaicos são capaz de ficar melhor. Dão mais vida à cozinha! Têm o branco dos moveis e castanho da madeira. Apesar de ser arrojado, pelo padrão simétrico e pequeno, acho que devem dar muita personalidade à divisão.

    ResponderEliminar
  2. A tua casa de campo maravilha sonhada na cidade grande e mágica...
    beijo e abraço minha querida amiga distante que não esqueço.

    ResponderEliminar