segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cozinhas

Não haverá espaço potencialmente mais democrático do que a cozinha. Ela permite um pouco de tudo, e já não apenas o de antigamente (cozinhar e comer). Desde que o tempo em que apenas alguns dos ocupantes da casa pareciam ser lá residentes virou passado e todos quantos têm de comer têm também de trabalhar (quero com isto dizer: trabalha-se fora e dentro de casa, já não é à escolha), o seu valor virtual aumentou sobremaneira, permitindo [quase exigindo] que nela se acompanhem as notícias, se adiante trabalho (consultando os e-mails, por exemplo), se conviva com os amigos. Para longe irão os tempos em que as visitas aguardavam, na sala, que o anfitrião mostrasse honras de bem receber, calhando a este a pior parte, feita de fumo, aventais e aflições. Se é para conviver, então é para conviver do início ao fim, ora!, sem perder pitada... nem da companhia, nem da conversa, nem do cozinhado... de nada, camarada!
E daí que a cozinha de hoje pode até fazer as vezes de sala e ser também espaço de descanso e descontração, com um pouco de tudo aquilo que dantes só existia noutras divisões: quadros, livros, sofá, computador. etc.
É por isso que me apraz pensar na cozinha, mais do que na sala: porque a sala serve quase só para os outros, que eu cá não sou adepta da filosofia do sofá, e sem televisão é certinho que não morro.

Pois bem, vamos então às cozinhas. Antes de mais, fica aqui definidinho que, de todas as que me foram aparecendo no ecrã, aquela com que mais me identifico é esta (por razões que não sei explicar):



Mas, ao longo do tempo, como que por graça, dei por mim a arquivar, em pastas, esta e aquela cozinhas às quais, por um motivo ou por outro, terei achado alguma graça especial (não querendo isto dizer que as desejasse para mim). Muitas delas já apaguei, mas outras cá ficaram. E, porque ficaram, merecem ser perpetuadas neste espacinho, para a posterioridade. Vai daí, aproveito enquanto não começo a editar fotografias da minha casinha - pois que ainda está "processing" - e cá vão, então, dispostas por estilo, cor ou outras semelhanças quaisquer.


Todas as imagens foram retiradas da net, não me lembrando já de onde e pedindo desculpa por isso.
Se alguma delas for pertença sua, basta que me avise, e identificá-la-ei de imediato.
A das portadas azuis clarinhas pertence a www.katiarabellodecoracao.com.br

Esqueci de avisar, mas já se terá notado: são todas rústicas!
É caso para perguntar: -"Onde é que se põe o computador?"

E não, não terá sido à toa que a última delas é branca! :-) Para além disso, talvez aquela em que mais se nota o esforço para imitar o antigo, sem lá chegar. Shabby-chic, há quem lhe chame, mas o motivo pelo qual incluí a imagem é apenas o de que a minha cozinha forma um "U" mais ou menos com essas dimensões (vide +). E é com isso que vou ter de trabalhar. Trabalhar para colocá-la a meu gosto... Para me poder vir a sentir bem nela! :-)

4 comentários:

  1. amiga, ameu suas cozinhas!
    é totalmente o contrario do que temos hj que são cozinahs modernas e quase industriais.
    se vc gostou de almguma igaem lá do meu blog pode pegar sem susto, é da net tambem, e se for da minha casa tb não tem problema.
    o que é meu é de vcs tb.( menos marido tá????)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Vim agradecer a sua visita e gostaria que soubesse que gostei muito de tudo o que vi por aqui. Um grande abraço,

    ResponderEliminar
  3. Adorei seu blog! Também curto o campo na cidade, rsrs.
    Queria te add mas não estou achando como (esse blogspot anda confuso).
    Moras em Portugal?
    Beijão

    ResponderEliminar